Avaliação Neuropsicológica
A avaliação neuropsicológica é realizada por psicólogo especializado em neuropsicologia. Este profissional que se propôs estudar a interface da psicologia e da neurologia e utilizará uma sequência de exames padronizados para diagnosticar e constatar os diferentes funcionamentos cognitivos do sistema nervoso central em condições saudáveis ou patológicos.
A compreensão e a avaliação de funções como a memória, a linguagem, as habilidades atencionais, as visuoconstrutiva, o funcionamento executivo e os aspectos emocionais correspondem a entender em quais funções determinada região cerebral é responsável, possibilitando a identificação dos pontos intactos de cada paciente, assim como, as funções que necessitam de habilitação / reabilitação.
A avaliação neuropsicológica é utilizada em:

-
Identificação de hipótese diagnóstica. (Ex.: Transtorno de humor, transtorno de ansiedade e psicoses).
-
Rastreamento do estado do paciente em tratamento.
-
Documentação legal. (Interdição de pacientes com deficiência intelectual, doença de Alzheimer e outros quadros de demência).
-
Documentação e identificação para fins trabalhistas de quadros orgânicos mentais secundário, a intoxicação por metal pesados e solventes, assim como possíveis sequelas cognitivas de acidentes de trabalho.
-
Identificação e documentação das dificuldades cognitivas que podem influenciar no processo de aprendizagem e no desempenho acadêmico. (TDAH, Dislexia, TEA, Transtorno de conduta e etc.)
-
Identificação e determinação se o distúrbio de memória é secundário a dificuldades emocionais (depressão) ou se representa o início de um quadro demencial ou outra doença neurológica específica.
-
Avaliação de déficits cognitivos globais resultantes de traumatismo crânio encefálico ou acidente vascular cerebral, sequelas meningoencefalites, pós-anoxia e sequelas do uso de álcool e drogas.
-
Avaliações pré e pós neurocirurgias.