Psicomotricidade

 

A Psicomotricidade, é a ciência que tem como objeto de estudo o ser humano nos aspectos físico, psíquico, intelectual e social, através do seu corpo em movimento e em relação ao seu mundo interno e externo. Por reconhecer o corpo como a origem das aquisições cognitivas, afetivas e orgânicas, a psicomotricidade tem como principal objetivo prevenir e tratar do ser humano na aquisição, no desenvolvimento e nos transtornos da relação mente/corpo.   

 “A Psicomotricidade baseia-se em uma concepção unificada da pessoa, que inclui as interações cognitivas, sensoriomotoras e psíquicas na compreensão das capacidades de ser e de expressar-se, a partir do movimento, em um contexto psicossocial. Ela se constitui por um conjunto de conhecimentos psicológicos, fisiológicos, antropológicos e relacionais que permitem, utilizando o corpo como mediador, abordar o ato motor humano com o intento de favorecer a integração deste sujeito consigo e com o mundo dos objetos e outros sujeitos” (Costa, 2002).

A quem se destina?

Crianças e jovens com distúrbios de aprendizagem na área da leitura e da escrita e/ou distúrbios

motores que implicam no seu desenvolvimento corporal, afetivo e social.

O que trabalha a psicomotricidade?

Aspectos físicos:
Força, flexibilidade, agilidade, velocidade, coordenação motora grossa e fina, equilíbrio, noções de

espaço e tempo, lateralidade, esquema corporal.

Aspectos afetivos e sociais:
Socialização e desenvolvimento de traços de personalidade como organização, disciplina, responsabilidade, coragem e solidariedade.

Características cognitivas:
Capacidade de análise e desenvolvimento de memória.

Áreas de atuação da psicomotricidade

Educação Psicomotora:

É a ação educativa baseada e fundamentada no movimento natural consciente e espontâneo com a finalidade de normalizar, completar ou aperfeiçoar a conduta global da criança.

 

Reeducação Psicomotora: 
Abrange sujeitos desde a infância a idade adulta. Pode ser desenvolvida tanto em caráter profilático quanto terapêutico.

Terapia Psicomotora: 
Realizada através de uma programação de exercícios que envolvem atividades motoras, viso-motoras e emocionais. O trabalho visa melhorar o desenvolvimento corporal, bem como a aprendizagem, afetividade, social, tornando-a estruturada para que possa se sentir segura e feliz.

© 2020 por Cliníca Decapole.