O que é apraxia da fala na infância?


É um distúrbio neurológico motor da fala, caracterizado pela dificuldade que a criança apresenta para programar e planejar as sequências dos movimentos motores da fala, resultando em erros na produção sonora. Essa falha ocorre entre no caminho da informação enviada pelo cérebro, que ordena o momento exato da articulação e produção da fala. Assim, a criança compreende, porém apresenta a fala ininteligível e não automatizada.


Quais as características devemos observar?

  • Atraso da fala;

  • Fala distorcida, com erros e repetição de palavras ou sons;

  • Dificuldade para repetir palavras;

  • Maior preferência por usar expressões não verbais para se comunicar;

  • Dificuldade de coordenação motora global e fina;

  • As vezes apresenta baba;

  • Podem apresentar dificuldade para comer e beber;

  • Apresenta pausas alongadas entre sons e / ou sílabas;

  • Fala com melodia pouco convencional.


Como ocorre?

  • Associada à etiologia neurológica (doença intra-uterina), infecções, lesão cerebral ou trauma;

  • Desordens neuro comportamentais complexas (genética, metabólica), assim associada ao autismo, X frágil, algumas formas de epilepsia e outros.


A apraxia de fala na infância é mais frequente em meninos do que nas meninas. Porém, quando ocorre nas meninas, na maioria das vezes a manifestação é sempre mais severa.

Como diagnosticar e tratar?

O diagnóstico deve ser realizado por uma equipe interdisciplinar (fonoaudióloga, neuropediatra, neuropsicologo e psicopedagoga), durante o período do desenvolvimento de linguagem. É uma desordem rara e com reabilitação de longo prazo, que deve ser realizado pela fonoaudiologia.


Márcia Regina Ribeiro Capitanio

Fonoaudióloga e Psicopedagoga

CRFA 2-20036



Referências:

Childhood Apraxia of Speech Association-recomendação da Associação Norte Americana de Apraxia de Fala na Infância (CASANA)

Hall PK, Jordan LS, Robin DA. Developmental apraxia of speech: Theory and clinical practice. Austin, TX:Pro-Ed, 2017

Souza TNU, Payão LMC, Costa RCC. Apraxia da fala na infância em foco: perspectivas teóricas e tendências atuais. Pró-Fono Revista de Atualização Científica. 2009. jan-mar;21(1):75-80.

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